O que fazer na cidade de Cusco no Peru

Esse artigo é um guia definitivo de tudo que você pode fazer na cidade de Cusco, no Peru. Listaremos todos os lugares que você pode visitar com valores e informações importantes para seu roteiro, bem como dicas de hospedagem e dicas essenciais para sua viagem.

Se você está prestes a explorar as maravilhas do Peru, a cidade de Cusco é uma parada obrigatória. Primeiramente, Cusco fica ancorada nas encostas dos Andes, é um tesouro de rica herança histórica e cultural dos Incas.

Nesse artigo, vamos mergulhar nas experiências essenciais que essa cidade incrível tem a oferecer, desde a emblemática Plaza de Armas até os sítios arqueológicos impressionantes, como Qenqo, Sacsayhuaman, Tambomachay e Puca pucara.

Além disso, exploraremos os Mercados de San Blas e San Pedro e forneceremos dicas sobre os melhores locais para se hospedar. Vamos te passar dicas valiosas para você montar seu roteiro por esse destino ímpar na América do Sul.

A essência de Cusco na Plaza de Armas – também chamada de Plaza Mayor ou Huacaypata

E se você quer saber o que fazer em Cusco, primeiramente temos que te falar da Plaza de Armas. Ela é o coração de Cusco, um local que encapsula a história, a cultura e a energia da cidade. Não só isso, como também é onde tudo acontece, tanto durante o dia quanto a noite.

De dia, a plaza é a alma turística de Cusco e você encontra muitas agências de turismo, casas de Câmbio bem como hospedagens e restaurantes para todos os bolsos. Por outro lado, de noite, a plaza se transforma na alma boêmia da cidade e você encontra vários barzinhos e até mesmo baladinhas, como o Mama África.

Quando estive a noite na plaza, faltou luz e os viajantes fizeram uma roda de som ao vivo, foi sensacional!!!

Logo, essa plaza é ponto de parada obrigatório para todos os viajantes.

O que fazer na Plaza de Armas – Plaza Mayor

  1. Visitar a Catedral de Cusco: Uma obra-prima arquitetônica que cobra uma taxa de entrada de aproximadamente 25 soles. Arquitetura mescla metade Inca e metade espanhola. Seu interior é uma mistura de estilos que reflete a história da cidade.
  2. Passear pela Praça: Aprecie a atmosfera vibrante, cercada por edifícios coloniais e vistas deslumbrantes das montanhas. A praça é livre para explorar, mas considere sentar-se em um dos cafés ao redor para uma experiência mais tranquila.
  3. Participar de Eventos Culturais: A Plaza de Armas frequentemente abriga eventos e apresentações culturais. Confira o calendário local para oportunidades de mergulhar na cultura cusquenha.
  4. Tomar um Pisco Sour: O pisco é uma bebida típica peruana, feita com pisco (espécie de aguardente de uva), limão, xarope de açúcar e clara de ovo (opcional). Na plaza, há diversos lugares que servem a bebida e você pode relaxar e observar a diversidade cultural que há em Cusco.
  • Dica da Viajante: Planeje sua visita para a manhã ou no final da tarde para evitar as multidões e desfrutar de uma atmosfera mais tranquila.

Descobrindo o bairro San Blas:

Na lista de “o que fazer na cidade de Cusco no Peru” não poderia faltar o bairro San Blas. Este é o bairro mais popular de Cusco, conhecido por suas lindas vielas e por sua arquitetura colonial. Tanto quanto o bairro, também é popular o Mercado San Blas que é um reflexo autêntico da vida local. Ele é o mais antigo mercadão de Cusco.

O que fazer em San Blas, Cusco:

  1. Explorar as galerias de artes: San Blas é conhecido por suas galerias de arte únicas. A entrada é geralmente gratuita, e você pode encontrar obras de artistas locais talentosos.
  2. Compras no Mercado: O mercado é um paraíso para os amantes de artesanato, oferecendo desde têxteis tradicionais bem como joias e arte local.
  3. Refeições: Você pode fazer refeições extremamente baratas e saborosas no mercado. Bem como, é possível encontrar toda variedade de grão, hortaliças e frutas locais para levar, caso queira preparar você mesmo alguma refeição.
  4. Visitar a Igreja de San Blas: Fundada em 1563, essa é a igreja mais antiga de Cusco. E é necessário um pouco de fôlego pra chegar até ela, pois tem que subir as vielas de San Blas para chegar até ela. Existe uma taxa de 10 soles para visitar a igreja.

Dicas da Viajante:

  • Experimente um almoço em um dos restaurantes locais para saborear pratos autênticos da região. Quando fui, gastei menos de 10 soles para almoçar. Vale super a pena!
  • Prepare o físico porque as subidas são íngremes e lembre-se que você está a 3400 m sobre o nível do mar, o mal da altitude pode te alcançar.
  • Dica 3: Soroche pills ajudam muito a evitar o mal da montanha (enjoos, dores de cabeça e vômito)
  • Dica 4: Beba muita água, hidratação é fundamental na redução dos efeitos de soroche.

Mercado de San Pedro:

Uma outra opção de Mercadão que você precisa conhecer na cidade de Cusco no Peru é o Mercado San Pedro, esse é bem maior que o Mercado San Blas e tem ainda mais diversidade.

Você facilmente vai perder algumas horas conhecendo a infinidade de grãos que o Peru tem através desse mercado.

Assim como poderá provar sucos de frutas frescas e comidas típicas feitas na hora. Bem como, comprar artesanatos de todos os tipos e conversar com os feirantes. Senti que os peruanos são muito receptivos e gostam de trocar ideias, aproveite esse ponto para conhecer mais os locais.

Dica da viajante: Aproveite para comprar suas lembrancinhas e souvenirs de viagem aqui. Definitivamente é muito mais barato do que em lojas ao redor da plaza de armas e há um infinidade de itens.

City Tour: Qenqo, Sacsayhuaman, Tambomachay, Qorikancha e Puca Pucara

Outro ponto que não pode falta na lista de “o que fazer na cidade de Cusco no Peru” é um City Tour. Um tour é uma maneira imperdível de explorar os sítios arqueológicos fascinantes que existem em Cusco.

Você pode contratar o city tour para os sítios arqueológicos que ficam no entorno de Cusco através do boleto turístico parcial. Dessa forma, irá pagar 70 soles (cotação 2023) para entrar nos seguintes sítios:

  1. Qenqo: Localizado a 4 km do centro de Cusco, é um local de cerimônias para os incas, bem como serviu de anfiteatro e local religioso. Foi projetado com galerias e parece um labirinto. Conta com uma mesa em pedra, que acredita-se que eram colocados os mortos, antes dos cerimoniais.
  2. Sacsayhuaman: Contam os guias que esse sítio foi uma importante fortaleza militar para defender o povo Inca de tribos invasoras. O que impressiona aqui são as pedras gigantescas, que pesam toneladas. A pergunta que me fiz foi: como eles conseguiram colocar e esculpir essas pedras dessa forma? É simplesmente surreal
  3. Tambomachay: Local destinado ao culto cerimonial as águas além de ser um local de relaxamento para que o chefe do império Inca pudesse descansar.
  4. Puca Pucara: Localizado a 7 km de Cusco, com uma visão de Cusco e de Tambomachay. Segundo os guias, Puca pucara era um complexo militar que protegia Tambomachay.

Dica da Viajante: Na entrada das ruínas sempre tem vendedores ambulantes. Aproveite para provar o milho com queijo. No Peru, existe uma ampla variedade de milhos sendo que, quando fui fazer o city tour havia uma espécie de milho com o grão bem grande, que era delicioso. Peça um choclo com queso e seja feliz durante a caminhada!

Melhores Locais para se Hospedar em Cusco

Além de saber o que fazer na cidade de Cusco no Peru, a escolha da acomodação é uma tarefa por vezes complexa pois depende do valor que você dispõe para hospedagem. Além do mais, a logística para realizar o que você deseja e claro o nível de conforto que você procura são pontos fundamentais na escolha da mesma.

Nesse sentido tentaremos deixar mais claro onde é melhor se hospedar em Cusco. Logo, deixaremos mais informações de 2 regiões que achamos interessante para você se hospedar: o Centro histórico e o bairro San Blas.

Melhores Opções de Hospedagem:

  1. Centro Histórico: Se você deseja ficar próximo a plaza de armas e de tudo que precisa (agências, restaurantes, mercados, farmácias…), essa região é a melhor. Aqui você encontra hospedagens muito boas com preços a partir de R$50, pelas reservas no booking.

Nessa região você encontra hotéis intermediários e super luxuosos também. Seja como for, aqui você encontra hospedagens para todos os gostos e bolsos.

2. San Blas: Para uma atmosfera mais tranquila e mais econômica, considere se hospedar no bairro San Blas. É um bairro cheio de vielas lindas que vão subindo morro acima apontando toda a cidade de Cusco ao seus pés.

A vantagem de ficar em San Blas é o valor das hospedagens, que é bem mais econômico.

Fui para a Cusco há alguns anos e consegui me hospedar por 12 soles. Não recomendo a hospedagem, porém foi econômica rs. Fiquei uma noite e troquei de hospedagem para o centro histórico, na época consegui me hospedar por 20 soles, há meia quadra da plaza de armas 😀

Dica da Viajante: Reserve com antecedência, especialmente durante a alta temporada, para garantir uma boa hospedagem e com tarifa condizente com o que deseja pagar, principalmente se quiser ficar no centro histórico.

Cusco, uma Jornada pela história e cultura Inca

Cusco, sem dúvidas é um destino que fica guardado no coração. É de uma riqueza cultural que eu não vi em outro lugar. A história Inca me fascina desde os tempos de colégio e poder ver de perto e conhecer lugares que via nos livros foi surreal.

Senti também, que os peruanos são muito receptivos. Muito mesmo! Sempre fui muito bem atendida e eles são muito simpáticos quando solicitamos informações.

Se você quer saber como escolher a melhor mochila para sua viagem, leia esse artigo. Ou se quer saber como montar seu roteiro de mochilão, clique aqui.

O Peru, especificamente Cusco é um destino que eu amo e acima de tudo indico demais! Espero que as informações passadas através desse artigo te ajudem a elaborar sua jornada por esse país incrível.

Qualquer dúvida pode deixar nos comentários abaixo que teremos muito prazer em compartilhar mais informações.

Grande abraço e uma livre jornada por Cusco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *