Tudo sobre Machu Picchu

Tudo que você precisa saber sobre Machu Picchu

Tudo sobre a cidade perdida dos incas: história, melhor época para viajar, como ir gastando pouco, como chegar… enfim tudo sobre Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo e considerada patrimônio natural e cultural da humanidade.

Localização de Machu Picchu

Localizada a 2450 m de altitude, Machu Picchu está localizada há pouco mais de 100 km da cidade de Cusco, que tem o aeroporto mais próximo.

É uma cidade Inca antiga, entalhada em meio a cordilheira dos Andes. É provável que tenha sido construída por volta de 1450 e é considerada um dos maiores símbolos da engenharia e arquitetura do Império Inca.

Machu Picchu foi construída em pedras, que são encaixadas de forma espetacular umas sobre as outras, dessa forma demonstra incrível capacidade de engenharia do povo Inca.

Nesse sentido, temos que lembrar que esse povo não detinha o poder de manusear o ferro, aço e tampouco existia a roda. Dessa forma, torna esse local ainda mais maravilhoso e intrigante.

História de Machu Picchu

Há várias histórias contadas a respeito de Machu Picchu, não há um consenso absoluto. Eu particularmente, prefiro acreditar na versão que é contada pelo povo quéchua.

De acordo com os guias, que mantém a língua quéchua ainda viva, quando Cusco foi invadida pelos espanhóis, os incas mandaram um mensageiro até Machu Picchu.

O mensageiro tinha como objetivo, informar o povo da cidade que os espanhóis haviam atacado Cusco. Bem como seria necessário destruir a ponte que atravessava o rio Urubamba, pois ela era a única forma de acesso a montanha.

Dessa forma, os espanhóis não conseguiriam atacar o povoado. Imediatamente, o povo cortou o acesso a montanha.

Porém com o passar dos meses, as pessoas foram ficando sem alimentos e com a invasão de Cusco, era impossível a comunicação.

Posteriormente, as pessoas que estavam na montanha, começaram a morrer de inanição.

Se essa é a realidade? Quem sou eu para afirmar… mas se olharmos as construções feitas em Cusco, os espanhóis destruíam parte dos templos incas, para sobrepor com a arquitetura espanhola, como forma de imposição de arquitetura e religião.

Machu Picchu ficou intocada até meados de 1911, quando finalmente um americano chamado Hiram Bingham, encontrou os vestígios dessa importante cidade para os Incas.

Porque ir a Machu Picchu?

Podemos dar vários motivos pra você visitar a cidade Inca:

  1. É um colírio para os olhos! Localizada em meio aos andes peruanos e rodeada pelo rio sagrado dos Incas: o rio Urubamba.
  2. Considerada patrimônio cultural e natural da humanidade. Abriga a história fascinante dos Incas.
  3. É uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
  4. Tem uma energia que você não encontra em nenhum outro lugar. Surreal!
  5. É uma viagem no tempo! Você pode recorrer as ruínas de quase 600 anos atrás.

Qual a melhor época para viajar para Machu Picchu?

O melhor período é definido pela estação seca, que é entre maio e setembro. Nesses meses chove menos.

Eu mesma, fui em fevereiro, que é época de chuva. Uma capa de chuva já resolve e você consegue fazer o tour tranquilamente.

Até umas 9/10h da manhã tem muitas nuvens em cima da montanha, então a visibilidade é menor. Após isso, o tempo abre e o vale começa a aparecer. A vista do vale e das montanhas a redor da ciudadela é épica! Simplesmente surreal, acredite.

Como chegar a Machu Picchu gastando pouco?

Existem várias formas de chegar até Machu Picchu. Algumas podem ser bem caras! Não se admire se a ida e volta de trem + entrada a Machu Picchu, te fizer voar da carteira de 700 a 1600 reais.

Bem, se você como eu, gosta de viajar e quer uma opção mais econômica, te sugiro a versão “Machu picchu a lá mochileiro”.

Nessa opção você vai gastar em torno de R$150,00.

Essa opção, você contrata em qualquer agência de turismo na plaza de armas. Você irá de Cusco até a hidrelétrica de Santa Marta de van.

A van sai da plaza San Francisco as 8h e 9h diariamente. A viagem até a hidrelétrica dura aproximadamente 5 horas, em um percurso de 180 km de muitas curvas e subidas.

A van te deixará na hidrelétrica. A partir daí, você seguirá a pé por 13 km. A caminhada dura em média de 2 a 4 horas, a depender do seu ritmo e do seu preparo físico.

A caminhada é super tranquila, considerada de nível fácil. Você irá passar por uma série de barracas de vendas locais, onde pode adquirir sua água ou algum snack. E dali em diante, irá acompanhando os trilhos do trem até Águas Calientes, a cidade aos pés da imponente Machu Picchu.

O que inclui no tour de van indo até machu picchu?

Estão inclusos a ida e volta de van, da plaza de armas de Cusco até a hidrelétrica e da hidrelétrica até Cusco novamente.

E existem opções que você pode incluir o almoço de ida e volta e também a hospedagem em águas calientes.

Quando eu fui, em fevereiro não estava em alta temporada, então peguei uma opção de van + almoço. E consegui uma opção bem barata de hostel em Águas Calientes.

Recomendo fortemente: se for em alta temporada, já fechar uma opção de hospedagem em Águas Calientes, por precaução. A procura é alta e as hospedagens são limitadas. Então, já garanta sua hospedagem em Cusco mesmo, pra evitar de não encontrar um local para dormir em AC.

Quanto tempo ficar em Águas Calientes/Machu Picchu Pueblo?

Indo de van, você vai gastar um dia para ir e um dia para retornar a Cusco.

Recomendo 1 dia para subir a Machu Picchu e Huayna Picchu (se desejar). E se estiver com folga, 1 dia para aproveitar Águas Calientes.

Então: 3 dias são suficientes para esse bate e volta Cusco > Águas Calientes, se estiver com um roteiro apertado. Caso esteja com folga no roteiro, dá pra inserir um diazinho a mais pra curtir o clima de AC.

Quanto custa o ingresso para Machu Picchu?

As tarifas para entrada no sítio arqueológico de Machu Picchu, tem valor de 152 soles o que dá aproximadamente R$195.

Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial do governo peruano: www.reservas.machupicchu.gob.pe/inicio

Estudantes pagam meia entrada, 77 soles. E menores de idade pagam apenas 70 soles.

Se ficou com alguma dúvida sobre Machu Picchu, pode comentar aqui que estamos aqui para te ajudar.

Desejamos uma viagem incrível a Machu Picchu, um abraço e uma livre jornada!

Outros links úteis que podem te ajudar a planejar sua viagem para Machu Picchu:

Como fazer um roteiro para mochilão?

Como escolher a melhor mochila?

O que levar no mochilão? CHECK LIST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *